25.10.12

MAIS UM ESPAÇO POSSÍVEL DE MODA E CULTURA

Ao invés de ficar aqui divagando vou me fazer pelas palavras da Rosane Pereira sobre o lugar. 




Clássica com Pimenta: Um lugar-presente
Seria possível pensar que a partir da ideia de comprar uma roupa, muitas outras coisas aconteçam? Por exemplo, comprar um livro de poesia ou ficção, apreciar obras de arte expostas, ou ainda, encontrar escritores, psicanalistas e artistas que vão conversar com você sobre um tema de interesse da cultura e da estética? Claro que sim, se percorremos vários lugares. Porém não é tão comum assim que tudo isso aconteça no mesmo lugar, mesmo se quando compramos uma roupa, estamos fazendo uso de nossa sensibilidade e tentando ser o mais parecido possível com a imagem que temos de nós mesmos. Afinal, nossa primeira experiência estética acontece muito precocemente, quando ainda nem temos o acesso à palavra ou à autonomia de nossos movimentos. É quando o olhar de um outro, atrás de nós, nos olha nesse espelho e nos diz ´´este é você!´´. Qualquer um que observe os bebês diante do espelho, pouco antes do segundo ano de vida, sabe o que é isso. É a partir daí que nos diferenciamos do outro, é quando nos tornamos alguém, um ´´eu´´ que se constrói a partir de um ´´você´´. Então, é o olhar do outro que nos dá os limites e a dimensão estética de nosso corpo, nos confirmando em nossa diferença. Isso é o narcisismo. Passamos a vida inteira ratificando essa experiência dizendo a nós mesmos e aos nossos outros: ´´este sou eu´´, e para isso, muitas vezes, recorremos à roupa que vestimos, à leitura que nos interessa, à obra de arte que nos fascina, à música que nos transporta. Tudo isso nos serve de ´´envelopes do corpo’’, de marcadores de nossa singularidade.
A Clássica com Pimenta é uma loja coerente com sua própria essência, a de proporcionar a quem vai ali em busca de uma roupa, uma experiência estética particular. O interior é organizado de um jeito que não sabemos se somos olhados pelo lugar ou se somos nós que olhamos para o lugar. Então, também não surpreende que ela vá bem além de sua proposta de oferecer uma roupa única, de estilistas escolhidos. Ela também ocupa seu espaço com exposições de arte, livros de poesia e ficção, e tem ainda um projeto de promover encontros regulares e temáticos com a psicanálise, a literatura, a música, a poesia e as artes plásticas.
Um lugar desses é como um respiradouro, em tempos de cultura do ressecamento da sensibilidade. Um espaço de expressão assim proposto é sempre um espaço de subversão dessa quase fobia ao pensamento e à busca da beleza da vida interior.
Por isso, bem-vindos os que buscam esse encontro com a delicadeza, pérola tão rara em nossos dias.

Rosane Pereira – Psicanalista e escritora 

58ª Feira do Livro de Porto Alegre
Moda e Literatura – A imagem do dândi: beleza, exotismo e perversidade

Só os tolos não julgam pelas aparências.” (personagem Dorian Gray de Oscar Wilde)
Muitos dos grandes autores da literatura se debruçaram sobre essa figura exótica eimpecável do século XIX, seja ironizando-a, descrevendo-a ou a utilizando como inspiração para personagens sombrios, belos e decadentes.
“O Retrato de Dorian Gray” e seu autor Oscar Wildesão referências fundamentais do universo dândi e serão discutidas neste encontro, trazendo todo o sarcasmo, afetação e genialidade que as envolvem.
Além de Wilde, a apresentação traz uma análise dos elementos da moda e as representações do dândi em personagens literários como: Jean Des Esseintes do livro "Às Avessas" de Joris-Karl Huysmans,e Jacinto de Tormes de "A Cidade e as Serras", romance de Eça de Queirós. Serãocomentadas as relações na construção dos universos estéticos em que se inserem essas figuras masculinas e as referências de moda representadas nas obras citadas.
O Dandismo é um estilo atemporal, embora sua aparência se modifique no percurso da história, a essência dândi está presente em figuras notáveis de todos os tempos. Se no século XIX tivemos Brummel, Wilde e Byron, o rock’n’roll também já chamou Bowie, os Stones e outros tantos de Dândis da contemporaneidade. Esse estilo parece conter sempre algo de britânico enraizado na excentricidade de uma elegância impecável e transgressora. Neste evento o modamanifesto em parceria com a Volt Project lançará um ensaio fotográfico, com fotos de FransciscoSoll, que traz os Dândis de outrora perambulando pelo presente.
Moda e Literatura – A imagem do dândi: beleza, exotismo e perversidade
Data: 27 de outubro
Hora: 14h
Local: Museu Júlio de Castilhos - Rua Duque de Caxias, 1205 - Centro Histórico
Participantes: Ana Carolina Acom, Raphael Scholl e Ulisses Carrilho

Ana Carolina Acom é especialista em Moda, Criatividade e Inovação pelo SENAC–RS e graduada em filosofia pela UFRGS. Leciona como professora convidada em instituições como Unisinos, Feevale, Uniritter, IndepIN entre outras. Colunista e produtora do site modamanifesto.com, atua como pesquisadora e consultora de moda e semiótica das vestimentas. Possui artigos publicados em diversas revistas e sites do país.
Raphael Schollé Doutorando em Educação pela PUCRS, Bacharel em Design de Moda e docente do Curso de Moda da Universidade Feevale. Atua em pesquisas na área de História da Educação e da Moda, com ênfase nos temas da educação feminina e ensino de artes aplicadas e industriais.
Ulisses Carrilho é jornalista formado pela PUCRS, pesquisador e crítico de arte. Tem passagens por comunicação de marcas de moda e no Museu de Arte Contemporânea-RS. Hoje é comunicador e responsável pelo programa Elefante na rádio minima.fm .
Creative Commons License
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NoDerivs 3.0 Unported License.